segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Matemática - Banco Imobiliário

Quem se lembra do Banco Imobiliário?
Os jogos de tabuleiro sempre evolveram a juventude em diversas etapas do mundo civilizado. Com pinos e dados reuníam-se famílias nesse momento lúdico.

O Banco imobiliário, além de ser lúdico, exige que o jogador domine operações matemáticas por vezes complexas, sem contar com as negociações lógicas e empreendedoras.

Este software executável é uma versão fidedigna do jogo de tabuleiro que conhecemos. Que tal aliar Matemática + Informática + Jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica?






Disponibilizo AQUI o link para download do jogo.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Criando Gifs e Adicionando efeitos em imagens

Os recursos audio-visuais, são, sem dúvida alguma, ferramentas poderosas na prática pedagógica de professores.
Existem hoje inúmeros sites disponíveis para personalização de fotos ou criação de animações: o Loonapix é um destes sites, e este gif a seguir foi criado com ele:





No Loonapix fotos também podem ser personalizadas, com diferentes artes e molduras com simples cliques e sem que o usuário necessite ter conhecimentos profundos de informática.

O professor pode usar e abusar da criatividade, utilizando imagens e efeitos para tornar a aula mais atrativa. Os alunos também poderão criar animações para abrilhantar um trabalho escolar. A criação de gifs e efeitos em imagens é uma atividade lúdica, tanto para o professor quanto para o aluno.

Além do Loonapix muitos outros sites semelhantes são encontrados:

Befunk: Neste site você pode colocar efeitos incríveis nas suas fotos e imagens, desde o famoso sépia, filtros, molduras, com uma facilidade incrível.

Outros sites: Photofunny, Gifup, Createagif, Gifninja, Gickr, Wegif, Makeagif.

É importante lembrar que estes sites funcionam como ferramentas de autoria, já que os recursos não serão resgatados do site e sim produzidos.