Este jogo é super completo e divertido. Tem atividades desde ordenação de letras nas palavras, formação de palavras a partir de sílabas simples, utilização de adjetivos para criação de outdoor e caça-palavras simples. Uma verdadeira viagem de desafios ao espaço! Excelente jogo para os 2º, 3º e 4º anos.
Disponibilizo AQUI link para Download do jogo:
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Literatura e Informática: uma dupla que dá muito certo!
Depois
de ouvir a história contada “Eu tenho medo mas dou um jeito” da Ruth Rocha em
versão e-livro (disponibilizo link para download no final do post), as crianças
do 2º ano fizeram uma interpretação da história no BrOffice Writer. Criei essa
interpretação de forma simples, utilizando a ferramenta desenho “retângulo”
para servir como caixa de texto.
Depois
da interpretação, cada um fez a releitura do próprio medo no TuxPaint. Cada uma
mais linda e criativa que a outra!!!
Nota:
Trabalhar com o BrOffice Writer na alfabetização é uma atividade muito
produtiva. À medida em que escreve no computador, a criança percebe as
infinitas possibilidades de expressar-se; percebe que a disposição das letras
no teclado não segue a ordem alfabética e tudo isso é construção de
conhecimento. Com o corretor ortográfico do software, a criança toma
consciência da própria escrita e dos seus erros e busca soluções para
corrigi-los, tornando-se cada vez mais autônoma na escrita.
Link para Download da história: Clique AQUI
Jogo "Acertando as Vogais"
Ótimo jogo para trabalhar vogais com a Educação Infantil e 1º ano! Deve-se acertar somente as vogais para acumular pontos. Se acertar as consoantes pontos serão descontados.
Disponibilizo AQUI link para Download do jogo:
Disponibilizo AQUI link para Download do jogo:
domingo, 22 de julho de 2012
Regras e Combinados do Laboratório
Explorar diariamente a construção
das regras e limites, propondo assim combinados é de suma importância para que
a criança aprenda a conviver em sociedade. É preciso avaliá-la sem exercer
julgamento, propondo a própria criança um repensar de suas ações na escola. No
laboratório de informática, espaço onde também acontece a aprendizagem
planejada, não pode ser diferente.
No nosso primeiro dia de aula
apresentei às crianças nossas regras e combinados do laboratório. De maneira bem ilustrada as crianças entenderam nossas regras! Criei a arte
no Photoshop CS6, mas o mesmo trabalho pode ser feito no GIMP do Linux.
Inaugurando...
Vivemos num mundo onde é impossível dissociar Educação e Tecnologia. A tecnologia aliada à prática educativa é um ótimo instrumento para a aprendizagem efetiva. Pensando nisso criei este blog, onde postarei dicas, reflexões e recursos que norteiam minha prática na Informática Educacional.
Sejam bem vindos!!!
Assinar:
Postagens (Atom)