sábado, 25 de julho de 2015

Você não pode ser meu professor





De acordo com as reflexões da disciplina, produza um pequeno texto baseado no vídeo, citando as características dos novos alunos nativos digitais e como o professor imigrante digital deve moldar suas práticas para que o aprendizado seja significativo.

4 comentários:

  1. Um grande debate tem tomado conta de todos aqueles que atuam com as Tics e as mídias na educação: tratar da resistência ao novo e do uso adequados das tecnologias, além da mera recreação, no ambiente escolar. Afinal, a televisão é usada nas escolas há bastante tempo, para compensar o dia chuvoso, a falta de professor ou até mesmo como forma do professor ficar com o tempo livre, passando filmes nem sempre com uma proposta pedagógica.
    O que falta é o professor se envolver nesses meios, dialogando com seus alunos, vendo suas possibilidades, pois a parte mecânica o jovem sempre dominará melhor que o adulto. Portanto, os meios, as ferramentas, o aluno sempre usará de forma autodidata.
    Quando se passa a trabalhar em laboratórios de informática acabamos aprendendo a manipular, utilizar, descobrir o funcionamento das ferramentas tecnológicas, superar nossos tabus, medos, proibições, etc. Com isso, conseguimos fazer aulas mais interessantes e dinâmicas onde o aluno se sente estimulado a aprender. Temos assim então, que usar a tecnologia para aprimorarmos nossos conhecimentos e fazermos o melhor para o aluno.

    Bruna Guimarães Vieira
    Pós-graduação em Informática na Educação

    ResponderExcluir
  2. O uso das novas tecnologias têm se dado de forma tímida nas escolas brasileiras, o que se evidencia, no mínimo, duas coisas: primeiro que os investimentos na área não estão sendo feitos na velocidade necessária e, segundo que nas instituições onde já existe capacidade técnica a mão de obra mostra resistência. A nova geração chamada de "nativos digitais" não encontra estímulo e nem representatividade na geração dos "imigrantes digitais".
    A realidade da maioria das escolas brasileiras ainda é formada por laboratórios sucateados que impedem a evolução do uso das tecnologias como deveria ser. Partindo do principio que a entrada de computadores nas escolas ocorreu na década de 1990, era de imaginar que passados 20 anos eles já fariam parte do cotidiano escolar. A falta de recursos desestimula os professores e também os alunos, que estão acostumados com velocidade.
    Outro problema que impede que a prática do professor seja compatível com as expectativas dos "nativos digitais" é o medo e a falta de interesse dos profissionais da área. Durante a formação desses profissionais pouco ou nada é falado sobre essa nova realidade. A maior parte dos professores brasileiros tem entre 30 e 40 anos, ou seja, já estavam longe das universidades quando os computadores e a internet começaram a entrar. Portanto, é necessário que o professor perca o medo e veja as novas tecnologias como poderosas aliadas na prática educativa.
    Com o medo ultrapassado e portando recursos modernos as aulas poderão se tornar interessantes para a geração atual, tornado o trabalho do professor ainda mais prazeroso!
    julia silvino

    ResponderExcluir
  3. Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução do homem e com o mundo globalizado o nativo digital é aquele que nasce e cresce com a presença da tecnologia na sua vida, assim como o videogames, internet, telefone celular, mp4, iPod. A utilização do computador na sociedade contemporânea é imprescindível, pois, fazemos uso dessa ferramenta praticamente em todas as ações do cotidiano e temos que cada vez mais nos aperfeiçoar-nos para alcançarmos a nova geração, para que as aulas sejam mais interativas e dinâmicas, trazendo seu aluno para o mundo digital e fazendo com que ele tenha mais interesse no aprendizado.
    Infelizmente, muitos professores ainda deixam de lado em seus planejamentos o recurso tecnológico como fonte de aprendizagem e não utilizam os laboratórios de informática. Há ainda outro problema que alguns professores não sabem usar o computador até mesmo para digitar uma avaliação ou pesquisar conteúdos e atividades.

    Ana Flávia G. Schunck

    ResponderExcluir

  4. Para que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) sejam uma ferramenta eficaz na prática pedagógica, se faz necessário conhecê-las e estudá-las a ponto de estruturar um planejamento que contemple esses avanços proporcionando ações educacionais significantes no processo educativo e que contemple o contexto tecnológico e social atual. Os alunos estão inseridos em um panorama de muita informação, o que lhes faz pensar que possuem o saber. Contudo, sem um acompanhamento direcionado por uma proposta educacional específica e sólida não é possível produzir um conhecimento científico e concreto que lhes oportunize conhecimento.

    Paulo Celso Morais Martins

    ResponderExcluir