De acordo com as reflexões da disciplina, produza um pequeno texto baseado no vídeo, citando as características dos novos alunos nativos digitais e como o professor imigrante digital deve moldar suas práticas para que o aprendizado seja significativo.
Um grande debate tem tomado conta de todos aqueles que atuam com as Tics e as mídias na educação: tratar da resistência ao novo e do uso adequados das tecnologias, além da mera recreação, no ambiente escolar. Afinal, a televisão é usada nas escolas há bastante tempo, para compensar o dia chuvoso, a falta de professor ou até mesmo como forma do professor ficar com o tempo livre, passando filmes nem sempre com uma proposta pedagógica. O que falta é o professor se envolver nesses meios, dialogando com seus alunos, vendo suas possibilidades, pois a parte mecânica o jovem sempre dominará melhor que o adulto. Portanto, os meios, as ferramentas, o aluno sempre usará de forma autodidata. Quando se passa a trabalhar em laboratórios de informática acabamos aprendendo a manipular, utilizar, descobrir o funcionamento das ferramentas tecnológicas, superar nossos tabus, medos, proibições, etc. Com isso, conseguimos fazer aulas mais interessantes e dinâmicas onde o aluno se sente estimulado a aprender. Temos assim então, que usar a tecnologia para aprimorarmos nossos conhecimentos e fazermos o melhor para o aluno.
Bruna Guimarães Vieira Pós-graduação em Informática na Educação
O uso das novas tecnologias têm se dado de forma tímida nas escolas brasileiras, o que se evidencia, no mínimo, duas coisas: primeiro que os investimentos na área não estão sendo feitos na velocidade necessária e, segundo que nas instituições onde já existe capacidade técnica a mão de obra mostra resistência. A nova geração chamada de "nativos digitais" não encontra estímulo e nem representatividade na geração dos "imigrantes digitais". A realidade da maioria das escolas brasileiras ainda é formada por laboratórios sucateados que impedem a evolução do uso das tecnologias como deveria ser. Partindo do principio que a entrada de computadores nas escolas ocorreu na década de 1990, era de imaginar que passados 20 anos eles já fariam parte do cotidiano escolar. A falta de recursos desestimula os professores e também os alunos, que estão acostumados com velocidade. Outro problema que impede que a prática do professor seja compatível com as expectativas dos "nativos digitais" é o medo e a falta de interesse dos profissionais da área. Durante a formação desses profissionais pouco ou nada é falado sobre essa nova realidade. A maior parte dos professores brasileiros tem entre 30 e 40 anos, ou seja, já estavam longe das universidades quando os computadores e a internet começaram a entrar. Portanto, é necessário que o professor perca o medo e veja as novas tecnologias como poderosas aliadas na prática educativa. Com o medo ultrapassado e portando recursos modernos as aulas poderão se tornar interessantes para a geração atual, tornado o trabalho do professor ainda mais prazeroso! julia silvino
Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução do homem e com o mundo globalizado o nativo digital é aquele que nasce e cresce com a presença da tecnologia na sua vida, assim como o videogames, internet, telefone celular, mp4, iPod. A utilização do computador na sociedade contemporânea é imprescindível, pois, fazemos uso dessa ferramenta praticamente em todas as ações do cotidiano e temos que cada vez mais nos aperfeiçoar-nos para alcançarmos a nova geração, para que as aulas sejam mais interativas e dinâmicas, trazendo seu aluno para o mundo digital e fazendo com que ele tenha mais interesse no aprendizado. Infelizmente, muitos professores ainda deixam de lado em seus planejamentos o recurso tecnológico como fonte de aprendizagem e não utilizam os laboratórios de informática. Há ainda outro problema que alguns professores não sabem usar o computador até mesmo para digitar uma avaliação ou pesquisar conteúdos e atividades.
Para que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) sejam uma ferramenta eficaz na prática pedagógica, se faz necessário conhecê-las e estudá-las a ponto de estruturar um planejamento que contemple esses avanços proporcionando ações educacionais significantes no processo educativo e que contemple o contexto tecnológico e social atual. Os alunos estão inseridos em um panorama de muita informação, o que lhes faz pensar que possuem o saber. Contudo, sem um acompanhamento direcionado por uma proposta educacional específica e sólida não é possível produzir um conhecimento científico e concreto que lhes oportunize conhecimento.
Um grande debate tem tomado conta de todos aqueles que atuam com as Tics e as mídias na educação: tratar da resistência ao novo e do uso adequados das tecnologias, além da mera recreação, no ambiente escolar. Afinal, a televisão é usada nas escolas há bastante tempo, para compensar o dia chuvoso, a falta de professor ou até mesmo como forma do professor ficar com o tempo livre, passando filmes nem sempre com uma proposta pedagógica.
ResponderExcluirO que falta é o professor se envolver nesses meios, dialogando com seus alunos, vendo suas possibilidades, pois a parte mecânica o jovem sempre dominará melhor que o adulto. Portanto, os meios, as ferramentas, o aluno sempre usará de forma autodidata.
Quando se passa a trabalhar em laboratórios de informática acabamos aprendendo a manipular, utilizar, descobrir o funcionamento das ferramentas tecnológicas, superar nossos tabus, medos, proibições, etc. Com isso, conseguimos fazer aulas mais interessantes e dinâmicas onde o aluno se sente estimulado a aprender. Temos assim então, que usar a tecnologia para aprimorarmos nossos conhecimentos e fazermos o melhor para o aluno.
Bruna Guimarães Vieira
Pós-graduação em Informática na Educação
O uso das novas tecnologias têm se dado de forma tímida nas escolas brasileiras, o que se evidencia, no mínimo, duas coisas: primeiro que os investimentos na área não estão sendo feitos na velocidade necessária e, segundo que nas instituições onde já existe capacidade técnica a mão de obra mostra resistência. A nova geração chamada de "nativos digitais" não encontra estímulo e nem representatividade na geração dos "imigrantes digitais".
ResponderExcluirA realidade da maioria das escolas brasileiras ainda é formada por laboratórios sucateados que impedem a evolução do uso das tecnologias como deveria ser. Partindo do principio que a entrada de computadores nas escolas ocorreu na década de 1990, era de imaginar que passados 20 anos eles já fariam parte do cotidiano escolar. A falta de recursos desestimula os professores e também os alunos, que estão acostumados com velocidade.
Outro problema que impede que a prática do professor seja compatível com as expectativas dos "nativos digitais" é o medo e a falta de interesse dos profissionais da área. Durante a formação desses profissionais pouco ou nada é falado sobre essa nova realidade. A maior parte dos professores brasileiros tem entre 30 e 40 anos, ou seja, já estavam longe das universidades quando os computadores e a internet começaram a entrar. Portanto, é necessário que o professor perca o medo e veja as novas tecnologias como poderosas aliadas na prática educativa.
Com o medo ultrapassado e portando recursos modernos as aulas poderão se tornar interessantes para a geração atual, tornado o trabalho do professor ainda mais prazeroso!
julia silvino
Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução do homem e com o mundo globalizado o nativo digital é aquele que nasce e cresce com a presença da tecnologia na sua vida, assim como o videogames, internet, telefone celular, mp4, iPod. A utilização do computador na sociedade contemporânea é imprescindível, pois, fazemos uso dessa ferramenta praticamente em todas as ações do cotidiano e temos que cada vez mais nos aperfeiçoar-nos para alcançarmos a nova geração, para que as aulas sejam mais interativas e dinâmicas, trazendo seu aluno para o mundo digital e fazendo com que ele tenha mais interesse no aprendizado.
ResponderExcluirInfelizmente, muitos professores ainda deixam de lado em seus planejamentos o recurso tecnológico como fonte de aprendizagem e não utilizam os laboratórios de informática. Há ainda outro problema que alguns professores não sabem usar o computador até mesmo para digitar uma avaliação ou pesquisar conteúdos e atividades.
Ana Flávia G. Schunck
ResponderExcluirPara que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) sejam uma ferramenta eficaz na prática pedagógica, se faz necessário conhecê-las e estudá-las a ponto de estruturar um planejamento que contemple esses avanços proporcionando ações educacionais significantes no processo educativo e que contemple o contexto tecnológico e social atual. Os alunos estão inseridos em um panorama de muita informação, o que lhes faz pensar que possuem o saber. Contudo, sem um acompanhamento direcionado por uma proposta educacional específica e sólida não é possível produzir um conhecimento científico e concreto que lhes oportunize conhecimento.
Paulo Celso Morais Martins